A Clínica Clécio Piçarro oferece tratamentos na área de Fisioterapia Pélvica Pediátrica, especialidade que trata distúrbios como incontinências urinárias (enurese noturna e enurese diurna), bexiga hiperativa, disfunção miccional, Infecção Urinária de Repetição (IUR), Infecção do Trato Urinário (ITU) e dissinergia do assoalho pélvico (disfunção caracterizada por dores e dificuldades para evacuar), dentre outros.
A fisioterapeuta Dra. Melissa Faria Dutra realiza um trabalho não invasivo por meio de técnicas como terapia manual, treinamento dos músculos do assoalho pélvico, biofeedback, neuroestimulação, alarme noturno e intervenções comportamentais, sempre engajando a criança e os pais durante o processo.
Principais indicações:
- Disfunção miccional: Dificuldades ou problemas ao urinar, como retenção ou micção frequente.
- Bexiga hiperativa: Condição em que a bexiga tem contrações involuntárias, levando a uma urgência frequente de urinar.
- Bexiga neurogênica: Disfunção da bexiga causada por lesões ou doenças do sistema nervoso.
- Meningomielocele: Defeito congênito onde a medula espinhal e as meninges ficam expostas, podendo afetar o controle da bexiga.
- Incontinência fecal: Incapacidade de controlar as evacuações, resultando na passagem involuntária de fezes.
- Doença de Hirschsprung: Ausência de células nervosas no intestino, levando a problemas de movimento intestinal.
- Anomalia anorretal (ânus imperfurado): Malformação congênita onde o ânus não está devidamente formado, causando problemas na eliminação das fezes.
- Incontinência urinária diurna (enurese diurna): Perda involuntária de urina durante o dia.
- Enurese noturna: Perda involuntária de urina durante o sono, especialmente à noite.
- Infecção Urinária de Repetição (IUR): Infecções urinárias frequentes que podem necessitar de intervenções para controle e prevenção.