Outros tratamentos
Neuroblastoma é um tumor originário do tecido nervoso simpático. É o principal tumor abdominal na criança, sendo sua origem mais comum na adrenal. Pode ainda ocorrer na pelve e no tórax.
A principal forma de apresentação é por meio de massa abdominal (Fig. 1). Isso pode ser uma queixa dos pais, por exemplo, ao notarem um “caroço” na barriga da criança durante o banho. Ou pela identificação inesperado da massa abdominal pelo médico, numa avaliação pediátrica de rotina.
Nessas situações deve-se realizar prontamente uma ultrassonografia abdominal. Caso isso possa demorar, ou se confirme a imagem do tumor pela ultrassonografia, a criança deve ser encaminhada rapidamente para um centro de tratamento oncológico pediátrico.
Devido à complexidade da doença e do tratamento, essas crianças devem ser tratadas em centros de excelência, por equipes multidisciplinares experientes, com presença de oncologistas pediátricos, cirurgiões pediátricos, pediatras, intensivistas, radiologistas, anestesistas, patologistas etc.
Figura 1. Criança com massa abdominal, notado pelos pais. Após propedêutica se definiu como neuroblastoma.
O tratamento nem sempre é o mesmo para todos os casos. Isso dependerá do estadiamento da doença, de marcadores de imagem, de classificação da biopsia e de outros marcadores biológicos. A decisão do tipo de tratamento é sempre colegiada e discutida previamente pela equipe multidisciplinar.
Bibliografia
Rodrigues KES, Godinho PR, Piçarro C, Silva IBR. Neuroblastoma. In: Piçarro C. (editor). Fundamentos em Cirurgia Pediátrica. Editora Manole: Santana de Parnaíba, 2021. P: 625-641.