Outros tratamentos
Trata-se de acúmulo de líquido que ocorre dentro do escroto da criança. Isso ocorre devido ao não fechamento de um canal que comunica a abdome e o escroto durante a fase fetal, ainda na gestação. Caso esse canal não se feche espontaneamente, que deveria se ocorrer no final da gestação, pode propiciar a passagem de líquido do abdome para o escroto.
A apresentação clínica é a presença de uma lesão cística (líquida) exclusivo no escroto (Fig. 1). O diagnóstico é eminentemente clínico, na maioria das vezes sem necessidade de realização de exames complementares.
Figura 1. Menino com hidrocele à esquerda.
O tratamento é hidrocele é conservadora até 2 anos de vida, pois há tendência de resolução espontânea. As exceções seriam grandes hidroceles ou em casos haja sintomas, especialmente dor local, que é incomum. A partir dos 2 anos de vida, ou nas exceções descritas, o tratamento é cirúrgico. Essa cirurgia na criança é muito semelhante a correção cirúrgica da hérnia inguinal.
Bibliografia
Pontes AK, Campos BA. Hérnia inguinal e hidrocele. In: Piçarro C. (editor). Fundamentos em Cirurgia Pediátrica. Editora Manole: Santana de Parnaíba, 2021. P: 374-383.